domingo, 12 de junho de 2011

ASA BRANCA


Asa Branca

Numa época de tanta intolerância, o múltiplo fashion designer Riccard8San Martini lança em 2011, sua nova coleção intitulada Asa Branca. Ocaminho pessoal de Riccard8 reflete intensamente em seu trabalho desdesempre, mas a partir da última coleção isso é de uma visibilidade linda. Há umesmiuçamento no olhar voltado para a percepção de que devemos fazer omelhor na vida. Riccard8 não quer perder tempo com a tristeza e amargurados ‘cegos do castelo’. Ao invés disso propõe para sua família, amigos,público, equipe de trabalho e principalmente suas mulheres – todas as que ovestem e o admiram como homem, artista e ser humano um trabalhoengrandecido nessa conexão que podemos estabelecer de uma vivênciaplena. As dores não vão sumir, mas elas podem ser encaradas de outra forma.

Os laços não são apenas dos melhores tecidos, mas de amizade, deamor verdadeiro e incondicional a quem somos, independente de rótulosfamiliares. Somos todos irmãos, filhos, pais, amigos, tios, avós, maridos,noivas, namorados. Somos uns dos outros no melhor sentido dessepertencimento, a real permanência que não está somente associada ao deverao outro, ou ao espaço geográfico, mas ao movimento interno livre – que é oúnico que gera o movimento externo. Só nos relacionamos porque algo dentronos leva. E só permanecemos pela mesma razão. Isso, dentro de nós, é abusca pelo amor.

A coleção Asa Branca ousa e rompe os fios trameados da tristeza dopássaro que bate asas da terra ardendo e esbanja nos tecidos, cortes ebordados da alegria e da fartura que ela sente ao cantar no seu território. Acoleção fala de sólidos sentimentos: do amor, da mudança de paradigma, datransformação interior que independe de espaço, de delimitações, defronteiras, de tabus. Você é responsável por suas próprias asas.

San Martini é catalisador de um movimento de renovação na moda, conscienteque todos nós podemos e devemos dar ao mundo a contribuição a umanova forma de viver baseada no despreendimento e no amor incondicional.Contudo, nem todos estão preparados para tal. A educação também é umaprendizado. Educar-nos às semelhanças e diferenças. Educar-nos ao espíritode contemporaneidade que nos propõe novos olhares e presença no mundo.Educar-nos ao branco da asa e da paz.

Jean Sartief
Jornalista e Poeta.

2 comentários: